Existem situações de erros nos laboratórios clÃnicos que precisam de atenção permanente dos profissionais. Realizar a verificação diária por Controle Interno da Qualidade e saber adotar as melhores práticas para abordar as não conformidades é um importante passo para realizar um bom trabalho, com segurança. Alguns profissionais apenas repetem as corridas dos controles quando são apontadas não conformidades, o que não é correto. O laboratório clÃnico deve estabelecer estratégias para lidar com estas situações e incorporá-las no dia a dia.
Se o controle da qualidade for bem planejado e o Gestor da Qualidade ampliar seu conhecimento teste por teste, sua visão dos sistemas analÃticos será de tal forma consistente que possibilitará clareza e maior acerto na busca de soluções para os problemas que surjam.
Pôster – Como lidar com os erros no Controle Interno da Qualidade
O pôster lista 7 atitudes que auxiliam o profissional durante o processo analÃtico para tratar situações de não conformidades. São elas:
1 – Inspecionar o gráfico de controle e as regras violadas;
2 – Analisar as possÃveis causas de erros;
3 – Realizar intervenções no sistema, visando corrigir o problema;
4 – Anotar as medidas adotadas para correção;
5 – Realizar nova corrida analÃtica, para controles;
6 – Testar os novos dados;
7 – Interpretar o resultado da última avaliação e decidir o encaminhamento.
Erros sistemáticos e aleatórios – Estes são erros que podem acontecer no processo analÃtico e são detectados no controle interno da qualidade. Os erros sistemáticos ocorrem quando a distribuição dos pontos do gráfico de Levey-Jennings deixa de apresentar oscilação em torno da média. Já o erro aleatório é decorrente da imprecisão do método. Ocorre quando a distribuição mostra maior distanciamento dos pontos em relação à média, geralmente ultrapassando os limites estabelecidos no gráfico de controle.
É importante destacar que todas as análises têm erros aleatórios inerentes. A magnitude desses erros deve ser apontada pelo monitoramento diário no controle interno. Quando o erro ultrapassa o limite estabelecido é que se torna motivo de preocupação.
Baixe o pôster exclusivo do QualiChart, aprenda e divulgue mais sobre erros sistemáticos, erros aleatórios e as 7 atitudes para lidar com as situações de erros.
Deixe um comentário