Neste post daremos continuidade ao estudo das regras de controle e suas características.

Regra 1:3s

Regra de Rejeição: significa que os resultados devem ser rejeitados porque o valor de um dos controles excede o limite de Xm ± 3s. Este é um critério usual ou limite de rejeição para o gráfico de Levey-Jennings. A violação dessa regra indica um aumento do erro aleatório, mas pode significar eventualmente um erro sistemático de grandes dimensões.

 

 

Regra R:4s

Regra de Rejeição: os valores obtidos devem ser rejeitados quando a diferença entre os dados dos 2 controles é maior que 4s, sendo aplicável somente quando há 2 níveis instalados. Assim quando o valor de um controle excede +2s e o valor do outro controle ultrapassa -2s, cada observação ultrapassa 2s, mas em direções opostas, fazendo uma diferença maior que 4s. Deve-se considerar que a diferença deve ser maior que 4s, mesmo que um resultado não ultrapasse 2s. É indicadora da ocorrência de erros aleatórios.

 

Regra 4:1s

Regra de Rejeição: os resultados devem ser rejeitados quando 4 valores consecutivos de um controle excedem os mesmos limites ou seja Xm +1s ou Xm  1s. Essas observações consecutivas podem ocorrer com os valores de um controle e requerem a observação durante 4 dias consecutivos, ou em dois níveis, em cruzamento com os valores do outro controle, o que requer a observação de 2 dias. A violação indica um erro sistemático.

 

Regra 7x

Regra de Rejeição: esta regra é violada quando os valores do controle estão no mesmo lado da média em 7 dias consecutivos, não sendo necessário que os limites de +-2s ou +-3s sejam ultrapassados. Esta regra é indicadora da ocorrência de um erro sistemático e indica que o sistema perdeu a estabilidade e que os resultados obtidos em amostras de pacientes devem ser rejeitados. A violação indica incidência de erro sistemático.

 

Regra 7T

Regra de Rejeição: esta regra é violada quando os valores do controle em 7 dias consecutivos mostram uma tendência crescente ou decrescente, não sendo necessário que os limites de +-2s ou +- 3s sejam ultrapassados. Esta regra indica que o sistema perdeu o desempenho esperado e que os resultados obtidos em amostras de pacientes devem ser rejeitados. A violação indica incidência de erro sistemático.

 

 

Regra 10x

Regra de Rejeição: os resultados não podem ser liberados quando os valores do controle estão no mesmo lado da média em 10 dias consecutivos. Essas observações podem ocorrer para o valor de um controle ou para os 2 controles, significando a observação de 10 ou 5 dias respectivamente (5 observações para o nível 1 e 5 para o nível 2).

 


por Dr. Silvio Basques

Veja outros posts desta série.

As Regras de Westgard: Como reconhecer diferentes comportamentos nos seus sistemas de controles (Parte 1)
As Regras de Westgard: Como reconhecer diferentes comportamentos nos seus sistemas de controles (Parte 2)
As Regras de Westgard: Como reconhecer diferentes comportamentos nos seus sistemas de controles (Parte 3)

 

Exercícios gráfico levey-jennings