Desde março deste ano o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos – PALC está realizando em diversas cidades um Workshop com o tema: “Lições Práticas para Acreditação PALC”. No mês de outubro as cidades que receberão este curso serão: São José dos Campos (SP) e Curitiba(PR).

De acordo com o site da instituição o objetivo do curso é fornecer informações práticas e úteis sobre como se preparar para obter o selo do programa de acreditação da Sociedade Brasileira Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial – SBPC/ML.

Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo independente, especializado em normas técnicas daquele setor, de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. A acreditação foi criada para fazer com que os laboratórios clínicos e os hospitais busquem uma educação contínua, melhorando sempre o seu atendimento.

O laboratório clínico que deseja que seus funcionários participem do evento deve encaminhar um email para cadastro@sbpc.org.br contendo a razão social, CNPJ e endereço completo da empresa.

A inscrição só pode ser realizada pelo laboratório clínico podendo enviar até dois colaboradores pelo mesmo valor de inscrição. As vagas são limitadas para 15 laboratórios.

Em São José dos Campos o Workshop acontecerá nos dias 19 e 20, de 9h às 17h no Hotel Blue Tree Towers. Em Curitiba o evento será no mesmo horário só que nos dias 26 e 27, no hotel Deville.

Temas abordados

Ao todo serão sete temas tratados durante os dois dias de curso. São eles:

  • Aspectos gerais da Gestão da Qualidade;
  • Equipamentos e insumos e gestão da fase analítica;
  • Gestão da fase analítica e garantia da qualidade;
  • Auditorias internas;
  • Laboratório de apoio;
  • Segurança do paciente e fase pré-analítica no laboratório;
  • Exercícios práticos.

Quem participar do evento receberá um pen-drive com mais de 70 documentos e terá orientações por email, durante três meses.

A coordenação do curso aconselha que os participantes levem notebook, resultado de controle interno e externo da qualidade sem identificação. O laboratório que não realiza o controle interno da qualidade pode acessar o site do QualiChart e começar a utilizar agora a versão gratuito do programa de controle interno. O QualiChart é uma ferramenta online, didática e acessível a todos os profissionais.

O primeiro evento da série aconteceu em março deste ano na cidade do Rio de Janeiro. Para outras informações acessem o site: http://www.sbpc.org.br/?C=1988