O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP) promoverá no dia 8 de outubro o II Simpósio de Boas Práticas em Laboratório Clínico. O evento é uma realização do núcleo de qualidade e sustentabilidade da divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas.

O Simpósio acontecerá das 8h às 17h no Centro de Convenções Rebouças, no Auditório Amarelo. Ao todo serão quatro conferências e uma mesa redonda, ministrada pelo Dr. Nairo Massakazu Sumita, com os temas: aperfeiçoamento da fase pré-analítica, boas práticas e controle da qualidade em gasometria.

Outros assuntos que serão tratados na conferência são: “Controle de Documentos e Registros de Sistemas de Qualidade” e “As melhores práticas em Automação Laboratorial”.

Boas práticas laboratoriais: são normas que fundamentam a organização, o processo e os recursos necessários ao bom funcionamento dos laboratórios clínicos. O principal destas normas é garantir que resultados dos exames laboratoriais sejam realizados de forma planejada e monitorada, assegurando a qualidade do serviço prestado pelos laboratórios clínicos. Uma boa forma de realizar as boas práticas laboratoriais é realizando o controle interno da qualidade, por meio de um programa eficiente e preciso.

O evento gratuito é destinado a Farmacêuticos, Biomédicos, Médicos Patologistas, Residentes, Estagiários, Acadêmicos e Profissionais atuantes em Laboratórios clínicos.

Para realizar sua inscrição é necessário enviar um email para: eventos.dlc@hc.fm.usp.br.

Para visualizar a programação completa acesse: http://www.hcnet.usp.br/cursos_eventos/2012/outubro.htm

O SIMPÓSIO É UMA REALIZAÇÃO DO HC FMUSP E O QUALICHART DIVULGA INICIATIVAS, COMO ESTAS, RELACIONADAS À DISSEMINAÇÃO DO CONTROLE DA QUALIDADE E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA.