O evento, ministrado pelo Dr. Silvio Basques, contou com a presença de profissionais da área de laboratórios clínicos de mais de 20 estados brasileiros.

O Workshop Online de Controle Interno da Qualidade – Sábado às 11 reuniu, na manhã do dia 16 de junho, mais de 520 laboratórios, além de professores e estudantes, com o objetivo de discutir e aprimorar técnicas e conceitos do processo de realização do controle interno. Ao todo 22 estados brasileiros, além de participantes de Portugal e Angola, estiveram presentes.

Confira o conteúdo que foi abordado no evento.

De acordo com o Dr. Silvio de Almeida Basques, a realização do controle interno é a maneira mais efetiva para detectar erros na fase de análises e poder corrigi-los. “Um evento como esse Workshop, de alcance nacional, é uma boa oportunidade para que profissionais de todas as regiões possam debater o assunto, ganhar conceitos, receber instruções e aplicar métodos de controle que farão diferença positiva para a qualidade dos seus resultados e para o benefício dos pacientes”. Completou.

O docente ainda salientou que a forma interativa do evento online e gratuito possibilita que haja um fórum de discussões, propiciando, assim, que as dúvidas sejam apresentadas e compartilhadas, junto com as soluções. Com isso, aumentando a eficácia na realização do Controle Interno da Qualidade.

O Workshop Online, segundo Juliana de Oliveira, profissional de um laboratório de patologia clínica, foi bem abordado e enriquecedor. “As dicas expostas são facilmente aplicadas em um laboratório de patologia clínica”, acrescenta.  O laboratório Santa Rosa ainda comentou a importância do evento para aumentar o conhecimento na área.

O corpo docente de algumas universidades, responsáveis pelos cursos de departamentos relacionados aos laboratórios clínicos, ainda utilizaram o evento como parte de atividades extras, para complementarem o ensino dentro da sala de aula.

Acesse o conteúdo do Workshop (slides de apresentação, vídeo e arquivo com perguntas e respostas).
Veja também os materiais científicos sobre o Controle Interno da Qualidade.