regras múltiplas de westgard, qualichart, controle interno da qualidadeAs Regras Múltiplas de Westgard são importantes aliadas do controle interno da qualidade para garantir os resultados de exames. É através da combinação dessas regras que os laboratórios clínicos verificam a estabilidade de seu sistema analítico, de forma a ter maior índice de detecção de problemas, com menor índice de falsas rejeições.

O objetivo do seu uso é padronizar a avaliação dos resultados do controle, de modo a se obter interpretação correta para aferição do estado de controle analítico. Elas podem indicar o tipo de erro ocorrido, o que facilita para o profissional de laboratório a busca da causa do problema.

Sua utilização ajuda a todos no reconhecimento da situação, diminuindo bastante a natural complexidade do controle interno. Em um sistema informatizado, as diferentes Regras Múltiplas de Westgard são testadas e indicam o tipo de violação ocorrida. Um resultado fora do esperado, que viole uma regra,  pode significar comprometimento da qualidade de tal modo que prejudique os resultados dos pacientes. Por isso, o gestor da qualidade deve conhecer e saber qual conjunto de regras aplicar, bem como o que podem indicar, quando violadas.

Novo eBook Regras Múltiplas de Westgard

regras múltiplas de westgard, controle interno da qualidade, qualichart, laboratório clínicoPara ajudar os profissionais de laboratório clínico a implantar um bom controle interno da qualidade, o QualiChart desenvolveu diversos conteúdos sobre o tema. Entre os assuntos mais procurados está o eBook de Regras Múltiplas de Westgard que foi lançado em 2012 na  primeira versão. O material ficou disponível para download durante 330 dias. Mais de 800 pessoas entre elas, gestores da qualidade, diretores e responsáveis técnicos adquiriram o eBook.

O material foi elaborado pelo consultor científico do QualiChart, Dr. Silvio Basques. Por ser um eBook de muito sucesso, o conteúdo foi reformulado numa nova versão, com a intenção de disponibilizar a todos um material mais completo e atualizado.

Para melhor compreensão das Regras Múltiplas de Westgard, foi criada uma nova seção com exemplos e interpretações. Cada exemplo possui um comentário com condutas sugeridas para cada regra, se violada. Além disso, no eBook, você encontra a indicação dos tipos de erros que acontecem durante o processo de controle interno da qualidade.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes QualiChart Premium.