capa eBokk

O uso de planilhas eletrônicas no Controle Interno é o assunto abordado no novo eBook. O conteúdo abre discussão quanto ao uso desse recurso, se é uma boa forma de realizar o CIQ. Busca apontar diferentes questões sobre como as planilhas podem ser analisadas e dá recomendações para avaliação de um método de controle dedicado e eficaz. Isso é tratado porque falando em qualidade, falamos em confiabilidade dos serviços prestados e pretendemos que o método de controle atinja esse objetivo.

Para se evitarem erros nos laboratórios clínicos são necessários protocolos de vigilância e métodos eficazes, capazes de auxiliar o profissional. Dado que há muito que fazer num laboratório, inúmeras tarefas no dia a dia, o método de controle interno deve ser de fácil utilização, de modo a não consumir o tempo de profissional especializado, mas sim podendo contar com as participações de diferentes colaboradores. Nesse eBook você verá as funções consideradas imprescindíveis num método de controle interno que pode propiciar benefícios de fato para a equipe, para o laboratório e para os pacientes.

 

São abordados nessa edição :

    • Usar planilhas eletrônicas no CIQ é uma adaptação?
    • Por que se pensou em usar planilhas?
    • Em que as planilhas são inadequadas?
    • O que um método para o CIQ deve ter?
    • As regras de Westgard podem ser usados na planilha Excel?

Planilhas eletrônicas e o Controle Interno da Qualidade 

Profissionais de laboratórios em nosso país declaram utilizar planilhas Excel® como método de controle dos seus sistemas analíticos. Alguns dos motivos pode ser a facilidade geral de uso desta ferramenta, o fato de já ser conhecida em outras aplicações e o desconhecimento da existência de métodos de controle mais eficazes.
Para o consultor científico do QualiChart Dr. Silvio Basques essa prática se explica, uma vez que esses programas de planilhas eletrônicas vêm sendo utilizados há muitos anos para inúmeras aplicações na sociedade. Mas, como o CIQ é uma ação diária, ampla e com diferentes formas de análises específicas, de tomadas de decisão, registros e relatórios, usar planilha Excel é apenas uma forma adaptada de se fazer o controle. Deixa a desejar.

A melhor atitude do profissional de laboratório o obriga a assegurar a qualidade da informação que entrega ao médico e assim contribuir para uma melhor conduta. A boa atitude profissional está na cuidadosa aplicação de técnicas e métodos para a geração da informação do laudo de qualidade, garantindo que seu resultado analítico tenha valor para a decisão médica. Os pacientes agradecem.

Série Especial: Os métodos que se usam para o controle interno

No mês de agosto de 2013 o QualiChart lançou o primeiro conteúdo de uma série que trata sobre os diferentes métodos para realizar o controle interno da qualidade. No primeiro conteúdo o assunto abordado foi o controle interno pelo intervalo de bula, questionando sua utilização. Agora disponibilizamos o segundo eBook sobre as planilhas eletrônicas. Nos próximos serão abordados outros métodos, como os módulos de controle dos equipamentos e os programas de computadores dedicados ao Controle Interno da Qualidade.

Obtenha agora gratuitamente mais um exemplar da série, que tem como tema: As planilhas são úteis como métodos de controle?

banner rodapé