intervalo de bula, controle interno da qualidade, ebookO Controle Interno da Qualidade é realizado pelos laboratórios clínicos de diferentes formas. Uma delas usa comparar os resultados encontrados no material de controle, com o intervalo de bula, valores fornecidos pelo fabricante. Mas será que esse é um método adequado para garantir a confiabilidade dos resultados entregues?

Para tratar em detalhes esse assunto, o QualiChart está disponibilizando uma série de eBooks que discutirá “Os métodos que se usam para o Controle Interno da Qualidade”. Esta série é dividida em quatro partes. A primeira parte trata diretamente do uso do intervalo de bula no controle interno.

O eBook foi organizado pelo nosso consultor científico, Dr. Silvio Basques. Para ele, falar sobre esses métodos de controle que se usam é importante porque notam-se profissionais empregando tempo e recursos financeiros e se valendo de métodos de verificação que não oferecem eficiência.

A proposta do QualiChart de discutir esse assunto é propiciar análise dos diferentes métodos usados por enormes contingentes de profissionais no Brasil e como esses poderiam escolher a maneira mais eficaz para realizar o Controle Interno da Qualidade.

Fazer ou não fazer o controle pelo intervalo de bula

O eBook tratará do uso do intervalo de bula no CIQ, abordando seis tópicos:

  • Como se dá a prática?
  • Por que se estabeleceu dessa forma?
  • A amplitude do intervalo sugerido
  • Faço um bom controle se faço pelos limites de bula?
  • Em que o CIQ fica devendo se usado o intervalo de bula?
  • Os fabricantes poderiam ter feito diferente?

Além disso, o eBook possui um Estudo de Caso discutido entre o analista de um laboratório clínico e nosso consultor científico, que destaca o valor em usar um método de controle eficiente.

Nos próximos eBooks serão tratados outros métodos, como o uso de planilhas, os módulos de controle dos equipamentos e os programas de computador dedicados ao CIQ. Essa série é gratuita e cada parte pode ser obtida na nossa página de material científico.