Para ajudar nas melhorias contínuas, um novo sistema para os Laboratórios Clínicos realizarem auditorias.

A Biosoft – Sistemas Clínicos e Informações Científicas, detentora do sistema QualiChart, para o Controle Interno da Qualidade em Laboratórios Clínicos desenvolveu desde muitos anos o programa LiVer Listas de Verificação para os serviços que buscam a acreditação, ou ainda os que desejam garantir que estão em conformidade com a RDC 302/2005 da ANVISA. Este programa esta agora em nova plataforma, em nuvem. Facilita de diferentes formas a realização de auditorias internas e a criação de um Plano de Ação Corretiva para as não conformidades encontradas. Mesmo que não haja objetivo imediato de obter a acreditação, o programa tem grande valor na realização de auditorias internas, parciais ou totais, com o objetivo de realizar um gradual e completo processo de avaliação do laboratório, segundo referências das listas e visando o desenvolvimento com qualidade. Pode ser um processo permanente, por partes, objetivando as melhorias contínuas.

Disponibilidade

O sistema está disponível na web para ser usado por meio de qualquer dispositivo conectado, com qualquer sistema operacional (Windows, MAC, iPad, Tablet Android), o que lhe confere versatilidade e diferentes aplicações. É um portal de auditorias, e deverá exibir três diferentes configurações, quando na plataforma completa:

  • Versão para o laboratório, que poderá realizar auditorias internas segundo qualquer lista de verificação disponível, sempre de acordo com os manuais dos programas de acreditação, ou o RT da ANVISA. Essa versão já está implantada e pode ser solicitada sua utilização. O laboratório pode convidar um ou mais consultores.
  • Versão própria para uso do consultor, que poderá receber licença por parte de vários laboratórios para acesso às auditorias internas e realizar outras que julgar apropriadas. Desse modo, os laboratórios usuários poderão convidar consultores para que os auxiliem, quando sentirem essa necessidade. Em desenvolvimento.
  • Versão para uso por programas de acreditação. Em projeto.

Melhorias Contínuas

As organizações são entidades vivas e dinâmicas, que precisam se manter em constante processo de revitalização. Esforçam-se para rever seus processos, mobilizar atividades e investimentos no sentido de verificar a obsolescência de materiais, equipamentos e métodos. Os Laboratórios Clínicos também estão nesse conjunto de entidades das quais se exigem avaliações e melhorias contínuas. Os laboratórios têm o compromisso de se aterem a aspectos científicos, tecnológicos, de recursos humanos e de legislação, que é ampla, abrangente e exigente. Como isso é complexo, ter ajuda para se organizar e se desenvolver é fator primordial.

Trabalhar pelas melhorias contínuas em laboratórios requer método, o que pode ser bastante facilitado se a organização se basear em listas de requisitos previamente definidos por entidades, tanto as reguladoras (Anvisa), como as acreditadoras (DICQ, PALC). Dessa forma, pode basear seu plano de avaliação/auditorias em listas de verificação definidas por aquelas entidades. Isso torna seus resultados de auditorias ainda mais valiosos e seguros. É uma boa forma de manter a organização em dia com o preconizado pela legislação e pelo conhecimento científico.

Listas de Verificação

Os programas de acreditação da SBAC e da SBPC/ML, assim como também a ANVISA, criaram listas para que se possam comparar as condições em que se encontram os laboratórios clínicos brasileiros, com os requisitos exigidos por esses programas, ou os da legislação segundo a RDC 302/2005. O objetivo é certificar-se que o laboratório atenda à totalidade das exigências apresentadas nos requisitos.
As listas de verificação dos programas constituem-se em importantes referências para o profissional de laboratório, que pode assim comparar o que tem com o que é preconizado por entidades. As verificações são feitas, pontuando-se o que atende nessas listas, o que não atende, ou o que não se aplica, realizando assim uma auditoria. Ao final, os itens em que o laboratório não atende constituirão o conjuntos de questões a serem abordadas com o objetivo de melhorias e adequações.

A lista pode ser vista no programa LiVer no todo, ou então por partes. P. ex, o gestor da qualidade pode  pretender usar a lista do PALC, da SBPC/ML, abordando todos as 17 categorias de requisitos a seguir, ou abordar periodicamente cada uma delas em separado. Cada categoria tem seu conjunto de requisitos.

  1. Organização geral e gestão
  2. Gestão do sistema de qualidade
  3. Gestão e controle da documentação
  4. Gestão de registros técnicos e da qualidade
  5. Gestão de não conformidades, reclamações de clientes e melhoria contínua
  6. Gestão de laboratórios de apoio
  7. Gestão de equipamentos e insumos
  8. Gestão da fase pré-analítica
  9. Gestão da fase analítica
  10. Gestão dos testes laboratoriais remotos
  11. Garantia da qualidade
  12. Gestão da fase pós-analítica e dos laudos
  13. Gestão de pessoal
  14. Gestão da informação técnica
  15. Gestão ambiental e da segurança
  16. Gestão do sistema de informação laboratorial
  17. Gestão dos riscos e da segurança do paciente

 

Pode-se estabelecer uma meta de cumprimento da auditoria em um tempo determinado e ir cuidando de fazê-lo por partes, de forma bastante flexível. Ao final do período tem-se uma “radiografia” do laboratório, com a especificação de itens não atendidos. Esses itens serão usados automaticamente pelo programa, para compor um Plano de Ação Corretiva, em que o gestor da qualidade fará atribuição para resolução de cada um, seguindo o método de 4W1H (O Que, Quem, Quando, Onde, Como).

O programa traz todos os indicadores para acompanhamento, de forma resumida e prática, mostrando o andamento das auditorias e do Plano de Ação Corretiva, possibilitando atuar para atingir no tempo esperado as melhorias de inúmeros processos no laboratório.

Ao final, Parabéns!!!! Seu laboratório estará em outro patamar da qualidade e você pode pretender a acreditação, ou seja, o reconhecimento.

Lembre-se: “A caminhada de mil léguas começa com os primeiros passos.” 

 banner rodapé