No sábado, 01 de dezembro, o QualiChart realizou o módulo presencial do Curso Básico de Controle Interno da Qualidade. Durante as 8h do curso o Consultor Científico do QualiChart, Dr. Silvio Basques, apresentou aos participantes uma melhor forma de implantar e conduzir o controle interno quantitativo. Apresentou conceitos gerais para o sistema da qualidade em laboratórios, discutiu os métodos e demonstrou a aplicação de ferramenta para realização do controle estatístico de processos.

Foram debatidos temas como: Garantia da Qualidade nos laboratórios, conformidade legal, acreditação, controle interno e externo, como implantar o CIQ, não conformidades do controle, entre outros.

Dr. Luis França, participante do curso, afirma que agora está mais tranquilo para realizar o controle interno da qualidade em seu laboratório. “Foi muito proveitoso, com certeza vou utilizar os recursos que o QualiChart oferece e que não sabia. O curso foi nota 100”.

Para Dr. Silvio Basques o curso foi uma grande oportunidade para firmar conceitos sobre Planejamento, Implantação e Controle, além das análises de causa-raiz e estratégias para busca de soluções de problemas. “A participação dos presentes por meio de perguntas foi uma evidência da motivação e da assimilação dos conceitos apresentados, ampliando os ganhos com o aprendizado”.

Realizando o Controle Interno da Qualidade

O módulo 2 do curso básico foi destinado à realização prática do controle interno da qualidade pelos participantes. Ao final do módulo presencial os presentes receberam um roteiro para desenvolverem o módulo prático complementar. Este foi o momento em que os participantes puderam colocar em prática o que aprenderam no  sábado, utilizando uma ferramenta de software específica, além de poderem compreender como é na prática a realização do CIQ.

O consultor científico do QualiChart acredita que, com a parte prática, os participantes estarão efetivamente realizando o controle interno, seja com as simulações apresentadas, ou estendendo para a prática diária no laboratório, incluindo dados reais e com avaliações de impacto para a qualidade em sua empresa.Para receber o certificado de conclusão do curso os inscritos tiveram que entregar até o dia 09 de dezembro o relatório de controle obtido com o software, enviando para a equipe do QualiChart para atestar a realização do módulo 2.