congresso, sbpc/ml, acreditação laboratorial No mês de setembro a Sociedade Brasileira de Patologia Clinica/ Medicina laboratorial realizará seu 47° Congresso. O evento acontecerá entre os dias 22 e 25 em São Paulo. Neste evento o tema central será sobre os dilemas, desafios e perspectivas da medicina laboratorial.

A qualidade no laboratório será amplamente debatida. Durante conferências, mesas-redondas e workshops os participantes terão a oportunidade de conversar sobre a acreditação, vigilância sanitária, fase pré-analítica, não conformidades, entre outros.

Em entrevista ao site da instituição, o presidente do congresso, Nairo Sumita, afirma que os aspectos citados no tema central foram escolhidos em função da rápida evolução tecnológica laboratorial.

Acreditação laboratorial presente no congresso

acreditação laboratorialCuidar da qualidade nos laboratórios inclui atender as exigências da legislação, normas e resoluções vigentes. É pensar na segurança dos pacientes e na entrega de um resultado de exame cada vez mais correto e que de fato contribua para a conduta médica.

A acreditação laboratorial é um dos mecanismos de qualificação dos laboratórios. Impulsiona a organização no ganho da qualidade e no cuidado com todos os processos. O objetivo da acreditação é mostrar aos clientes e demais interessados que aquela empresa está fornecendo um serviço de qualidade e confiança, atestado por entidade reconhecida.

A acreditação no congresso será debatida durante três dias. No primeiro dia do evento haverá um encontro com especialistas, para falar sobre o Programa de Acreditação de Laboratório Clínico, o PALC.

No dia 23 haverá uma mesa-redonda sobre “Gestão dos riscos e da segurança do paciente”. Neste debate serão discutidos, além de outros temas, os requisitos do PALC. Já no dia 24 haverá outra mesa-redonda falando sobre os “Desafios e benefícios de um programa de acreditação laboratorial”.

Programação

Além da acreditação, a qualidade do laboratório clínico está presente em outros temas. São eles:

    • A essência de um atendimento com qualidade;
    • A fase pré-analítica: avaliação do custo e o impacto na qualidade no laboratório clínico;
    • Avaliação dos resultados de controle interno e/ou externo da qualidade;
    • Não conformidades: o que fazer?

Para conhecer a programação completa acesse o site: www.cbpcml.org.br

Inscrições

As inscrições devem ser feitas através do site até dia 06 de agosto. O congresso acontecerá no Palácio das Convenções do complexo Anhembi Parque. Av. Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP – Brasil.